Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 18 Jul 2025
Veículos verdes representam a transição para uma logística mais eficiente e limpa, visando reduzir os impactos ambientais do setor de transporte rodoviário e garantir mais eficiência nas operações.
Segundo o Portal da Indústria, as rodovias brasileiras movimentam 62% das cargas de todo o país.
Já uma publicação na CBN traz a informação que o setor de transporte terrestre é responsável por aproximadamente 11% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
Ainda conforme a CBN, com a crescente preocupação ambiental e a pressão por práticas mais sustentáveis, por parte dos consumidores, empresas de transporte estão adotando soluções limpas que unem tecnologia, eficiência e responsabilidade ecológica.
A substituição de frotas que usam combustíveis fósseis por veículos elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade.
Quer saber como os veículos verdes estão transformando a logística? Continue a leitura e confira.
Veículos verdes são todos aqueles projetados para causar menos impacto ambiental.
Uma das tecnologias mais conhecidas é o veículo elétrico (EV), que é movido exclusivamente por baterias recarregáveis e não emite gases poluentes durante o uso.
Outra opção para substituir o modelo tradicional movido a gasolina ou diesel são os híbridos (HEVs), que combinam motores a combustão e elétrico, reduzindo o consumo de combustível.
O uso do GNV vem se evidenciando na substituição da gasolina ou do diesel, reduzindo a emissão de CO₂, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. Porém, é importante frisar que não se trata de uma fonte renovável, mas menos poluente.
Também destacamos o biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos, 100% renovável e com potencial para substituir o diesel em diversos tipos de frota.
Grandes players globais já estão testando veículos com hidrogênio verde, uma alternativa que desponta como uma solução de longo prazo para descarbonizar o transporte de cargas pesadas, especialmente em rotas de longa distância.
Leia também: Os impactos e desafios da logística verde no transporte de cargas.
Adotar o uso de veículos verdes não é apenas uma escolha ambiental, mas uma estratégia inteligente de negócio.
Esses veículos tendem a exigir menos manutenção. Também apresentam melhor desempenho em ambientes urbanos e, claro, reduzem o consumo de combustíveis fósseis.
Além disso, políticas de incentivos fiscais, isenções de rodízio e menor dependência de combustíveis sujeitos à volatilidade de preços tornam a operação mais previsível e eficiente.
Sem contar que veículos modernos permitem integrar diversas tecnologias, como telemetria e inteligência artificial, possibilitando:
É importante destacar também que ao usar fontes limpas sua empresa colabora efetivamente no cumprimento de metas de descarbonização e melhora a imagem institucional do seu negócio.
Leia também: Caminhões autônomos, o futuro da logística já começou.
A logística passa por uma verdadeira transformação.
Recentemente, a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes apresentou ao governo federal e à presidência da COP-30 um plano que propõe reduzir até 70% as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo setor até 2050, por meio de ações concretas, como:
Para alcançar essa meta, grandes empresas do setor já estabeleceram objetivos ambiciosos para substituir uma parte expressiva de suas frotas por veículos sustentáveis nos próximos anos.
No entanto, toda mudança envolve desafios e a transformação logística com veículos verdes não poderia ser diferente.
Entre os principais obstáculos observados e sentidos pelo setor, podemos citar:
Apesar disso, os benefícios de longo prazo, somados à crescente pressão do mercado e da sociedade por iniciativas sustentáveis, fazem com que a transição para uma logística mais limpa seja inevitável.
E o setor que souber se adaptar mais rápido se beneficiará.
Agora que você conferiu como os veículos verdes estão transformando a logística, que tal continuar a leitura e conhecer os impactos e desafios da logística verde no transporte de cargas?
(Imagens: divulgação)