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Cadastre-seEscrito em 25 Set 2025
A indústria de brinquedos no Brasil experimenta um crescimento contínuo, movimentando bilhões anualmente. Esse avanço é impulsionado por múltiplos fatores, incluindo o aumento da renda familiar, a crescente preferência por produtos nacionais e a vasta diversidade de itens disponíveis.
Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), em 2024 o setor faturou R$10,2 bilhões, um crescimento de 8,5% comparado a 2023.
Ainda segundo a entidade, somente em 2024 foram lançados 1.450 novos brinquedos no mercado, com destaque para a inclusão de modelos especialmente voltados para crianças com necessidades especiais.
O setor prevê aumento em vendas e novidades para 2025, consolidando esse mercado como um dos mais dinâmicos da economia brasileira.
Apesar do crescimento, fabricantes e lojistas enfrentam desafios específicos em comum: as vendas desses itens são altamente concentradas em datas sazonais, exigindo planejamento logístico robusto e operações eficientes para garantir uma entrega eficiente.
Sem contar que o transporte desse tipo de mercadoria envolve particularidades, transformando a logística em um ponto estratégico no abastecimento e entrega.
Quer saber mais sobre algumas especificidades e os cuidados no transporte de brinquedos? Continue a leitura e confira.
Mais de 400 empresas fabricantes de brinquedos, devidamente registradas, compõem a indústria brasileira do setor, gerando milhares de empregos.
Como já falamos, em 2024, o faturamento do setor ultrapassou R$10 bilhões, uma elevação de 8,5% comparada com as vendas de 2023.
E o crescimento continua avançando em 2025. Segundo o Times Brasil, somente no primeiro semestre deste ano, o mercado de brinquedos cresceu 6%, apresentando o melhor desempenho da última década.
Blocos de montar, brinquedos educativos, itens de pelúcias e licenças, como Lilo & Stitch, impulsionaram as vendas dos produtos infantis nesse período.
Esse crescimento é alavancado pelo aumento no consumo. Estima-se que cada criança, entre 0 e 14 anos, ganhe cerca de 11 brinquedos novos por ano.
Atualmente, o setor de brinquedos disponibiliza uma média de 4.700 tipos de produtos diferentes para crianças. A expectativa é que, até 2025, mais de 1.600 novos itens sejam lançados no mercado.
No Brasil, todos os brinquedos destinados a crianças de até 14 anos devem ser certificados pelo Inmetro. Essa certificação é obrigatória e garante que as peças atendam a requisitos técnicos de segurança, qualidade e resistência, reduzindo riscos de acidentes e garantindo a proteção dos compradores e usuários.
Um dos maiores obstáculos da indústria de brinquedos é a sazonalidade, afinal, boa parte das vendas se concentra no último trimestre, em especial no Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
Principalmente na Black Friday e Natal, o transporte e a entrega de brinquedos disputam espaço com os mais variados itens, intensificando os desafios tanto no abastecimento do varejo como na entrega dos produtos, em especial os vendidos online.
A indústria de brinquedos trabalha sob forte pressão por parte de redes varejistas e lojistas que costumam impor regras rígidas de recebimento das mercadorias compradas.
Os maiores desafios enfrentados por fabricantes e varejistas incluem a dificuldade na reposição de estoque e atrasos nas entregas.
Nesse contexto, a logística transcende a função operacional e assume um papel de pilar estratégico, essencial para sustentar as operações, gerir o estoque e garantir as entregas.
Assim, o planejamento estratégico é vital para antecipar compras, utilizando dados históricos e projeções de demanda sazonal. Desse modo, parcerias sólidas com fornecedores são indispensáveis.
É crucial estabelecer parcerias com operadores logísticos experientes e bem-estruturados. Isso garantirá a capacidade de atender e entregar a alta demanda durante os períodos sazonais.
Transportar brinquedos exige cuidados logísticos diferentes de outros segmentos, afinal, alguns modelos são bem leves, mas grandes em volume, exigindo atenção especial na embalagem e na otimização do espaço do veículo.
Outro ponto crítico é a integridade dos produtos, caixas amassadas ou danificadas, por exemplo, podem gerar devoluções, frustração na criança e insatisfação na experiência do consumidor.
O planejamento do serviço de entrega deve considerar as restrições municipais de circulação e horários. Para maior eficiência, é fundamental utilizar sistemas de roteirização, rastreamento em tempo real e integração com o controle de estoque.
Também é preciso ficar atento às regras de recebimento em caso de entregas em varejos e para lojistas e nessa hora é importante considerar:
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(Imagens: divulgação)