Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 16 Fev 2026
Quando se fala em previsão de demanda, logo se associa o assunto às vendas e potencialidade do mercado para o período que se deseja trabalhar.
A área de logística pode se planejar de forma eficaz para atender às necessidades quando há uma avaliação prévia da potencial movimentação de mercadorias, seja esta proveniente da produção interna ou dos fornecedores.
Mais do que isso, de acordo com um estudo realizado pela McKinsey, o sucesso das previsões pode contribuir com uma redução de 30% a 40% no custo unitário para despesas de fabricação de produtos e tende a aumentar em até 65% a eficiência dos trabalhos.
A previsão de demanda, portanto, impacta positivamente toda a operação, tornando-se possível prever:
A previsão de demanda logística consiste na capacidade que uma empresa possui de antecipar as necessidades operacionais e planejar com precisão a movimentação de materiais em determinado período.
Com essa possibilidade, consegue-se imprimir uma alta eficiência operacional no armazém, possibilitando uma melhora significativa no atendimento aos clientes (internos e externos) e na redução dos custos.
É importante lembrar que essa ação impacta diretamente o planejamento de estoques e os serviços de transportes que serão necessários para atender com eficiência a demanda esperada.
Portanto, quando essa atividade é realizada da maneira adequada, grandes resultados são obtidos pela empresa, contribuindo de maneira significativa para o sucesso da operação e com os resultados operacionais e financeiros do empreendimento.
Para que se possa fazer uma previsão de demanda eficiente, alguns métodos podem ser adotados.
Dentre eles, existem as técnicas quantitativas, onde algumas ações devem ser previstas, tais como:
É preciso atenção para as variáveis atuais que podem influenciar na demanda.
As técnicas qualitativas, por sua vez, têm por base a subjetividade, por isso a opinião de especialistas é fundamental.
Pode-se adotar o método Delphi, quando essas opiniões são analisadas e comparadas, possibilitando uma avaliação bastante interessante.
A qualificação da demanda pode ser enriquecida pela perspectiva da área de vendas, que fornece dados sobre tendências futuras. Além disso, o método do júri de executivos reúne profissionais de produção, compras, finanças e marketing para compartilhar suas visões sobre o tema.
É interessante estar atento a ferramentas e softwares disponíveis no mercado que ajudam a automatizar e melhorar a precisão das projeções.
A partir da adoção dos métodos e técnicas que permitem a previsão de demanda, consegue-se obter informações relevantes que contribuem com um planejamento bem estruturado para a área de logística.
Tendo por base os resultados obtidos, o caminho envolve preparar os profissionais do setor para as necessidades previstas, o que inclui:
Como se observa, trata-se de tarefas que se iniciam a partir de um planejamento de ações, envolvendo as atividades internas do armazém e culminando com o transporte de cargas, a etapa fundamental que acaba refletindo diretamente na boa ou má experiência do cliente.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, é importante a leitura do nosso post que apresenta a importância da logística eficiente em datas sazonais!
(Imagens: divulgação)