Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 14 Ago 2025
As datas sazonais são momentos específicos do calendário comercial que representam oportunidades especiais de vendas, porém, exigem planejamento logístico para conseguir atender alto volume de compras.
Define-se como data sazonal um período específico do ano no qual o comércio sofre variações previsíveis de demanda.
Esses períodos, que ocorrem várias vezes ao longo do ano, são tipicamente caracterizados por tradições e elementos culturais e emocionais.
Entre as datas que mais movimentam o varejo no Brasil, destacam-se:
Enquanto a movimentação e a aceleração das vendas aumentam, este crescimento se torna um desafio para as empresas. Elas precisam estar preparadas para gerenciar um volume maior de pedidos e entregas.
A entrega de mercadorias é a principal causa de insatisfação e reclamações dos consumidores nessas épocas.
Logo, a logística é crucial para garantir uma entrega eficiente e promover a satisfação do cliente. Continue a leitura e saiba o porquê.
As datas comemorativas são verdadeiros motores de vendas, combinando apelo emocional, tradição e planejamento de mercado. Elas influenciam o comportamento do consumidor e resultam em picos expressivos de faturamento.
O Natal se destaca como o período de maior efervescência para o varejo nacional, impulsionado pelas celebrações e confraternizações que incentivam a troca de presentes.
Sem contar que nesse período o consumidor também recebe décimo terceiro e bonificações, aumentando o poder de compra das pessoas.
Conforme dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado, divulgados na Revista Veja, os shopping centers do país apresentaram um crescimento de 5,5% nas vendas de Natal de 2024, o maior índice desde 2020.
Já os tradicionais descontos da Black Friday se transformaram em um dos eventos mais esperados do ano pelo consumidor.
Segundo o portal Gente.Globo, a Black Friday de 2024 registrou um aumento de 17,1% nas vendas do comércio físico e de 8,9% no e-commerce. Durante o período, foram realizados 18,2 milhões de pedidos, contabilizando R$ 9,38 bilhões em compras.
Datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças possuem um forte apelo emocional, o que naturalmente estimula a compra de presentes e produtos para celebrar essas ocasiões.
Segundo o portal E-commerce Brasil, o Dia das Mães de 2025 registrou um faturamento de R$ 12 bilhões em vendas online, representando um aumento de 26,4% em comparação com o mesmo período em 2023.
E tem mais, segundo matéria publicada na Época Negócios, o varejo físico estima movimentar R$ 7,7 bilhões no próximo dia dos pais, que será comemorado dia 10 de agosto de 2025.
Como vimos, as datas sazonais representam grandes oportunidades de vendas, mas também trazem desafios logísticos que exigem preparação estratégica para atender a demanda do momento.
Entre os desafios enfrentados pela indústria, pelo varejo e e-commerce, estão:
Você sabia, por exemplo, que as reclamações junto ao Procon São Paulo aumentaram quase 40% na Black Friday 2024 e que as principais queixas estão associadas à logística?
As principais queixas incluem:
Superar esses obstáculos exige tecnologia, antecipação e planejamento estratégico para garantir eficiência e satisfação do cliente em momentos de alto consumo.
Leia também: Como o transporte infuencia na experiência do consumidor?
Fato é que em períodos de datas sazonais, onde a demanda aumenta, a logística precisa operar com máxima eficiência para evitar gargalos e garantir uma boa experiência ao cliente.
Algumas soluções para otimizar a logística em períodos de alta demanda são:
Você está precisando de um transporte rodoviário de cargas mais eficiente e inteligente para atender a alta demanda das datas sazonais?
Conte com a TDB para o transporte eficiente em todos os momentos.
(Imagens: divulgação)