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Ruptura de estoque: o impacto nas vendas e como evitar prejuízos?

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Escrito em 17 Abr 2025

Ruptura de estoque: o impacto nas vendas e como evitar prejuízos?

A ruptura de estoque é um sério problema para qualquer empresa, pois, além da não venda, ocorre também a frustração e a insatisfação dos clientes.

Certamente você já vivenciou a experiência de chegar em um restaurante, pedir determinado prato apresentado no cardápio e o garçom informar que aquela opção não está sendo servida.

Outra situação é buscar pelo seu produto preferido no supermercado e ele não está disponível na gôndola.

Para fechar o ciclo de decepções, outro problema sério é fechar a compra em um e-commerce e algum tempo depois chegar a informação que o produto adquirido está em falta.

Todas essas situações estão diretamente associadas ao que é conhecido como ruptura de estoque, ou seja, a mercadoria consta no catálogo de vendas, mas não está disponível.

Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!

O que é a ruptura de estoque?

O Que E a Ruptura De Estoque

A ruptura de estoque acontece quando a sua empresa diz oferecer determinado produto para o mercado, no entanto, ele não está disponível no momento em que algum cliente deseja adquiri-lo.

De acordo com um estudo realizado pela Octadesk, em parceria com o Opinion Box, os principais problemas relatados pelos consumidores em um processo de compra são:

O último quesito está diretamente associado à falta de produto na empresa, ou seja, ocorre nesse momento uma ruptura de estoque.

A partir dessa situação, muitos problemas são gerados, pois em alguns casos o valor pago terá que ser devolvido ou a tentativa de substituição da mercadoria solicitada poderá ser oferecida, o que não agrada ao cliente que passa por essa experiência negativa.

Consequências da ruptura de estoque

Você já deve estar se lembrando de casos como os citados até aqui envolvendo a ruptura de estoque.

Os efeitos e consequências dessa situação são grandes, já que o primeiro ponto negativo estabelecido é a má imagem da empresa que se propôs a oferecer o produto desejado.

A insatisfação é grande por parte do cliente, pois fica a impressão de desleixo, descaso e até mesmo irresponsabilidade com o mercado.

Essa insatisfação faz com que os consumidores busquem por outros fornecedores, colocando abaixo os planos voltados à fidelização de mercado, além, é claro, dos custos extras envolvidos, especialmente quando o pedido já foi pago.

Como evitá-la?

Como Evita La

A ruptura de estoque pode e deve ser evitada, porque, como vimos, trata-se de uma situação que traz grandes problemas para a operação.

Para isso, torna-se fundamental a adoção das melhores práticas e ferramentas disponíveis.

No entanto, existem situações que fogem completamente do controle das empresas. Por exemplo, os casos vividos durante a pandemia, quando o álcool gel sumiu do mercado, ou em função de produtos sazonais

O fato é que a adoção de soluções tecnológicas contribuem de maneira efetiva para as empresas possam ter em mãos:

Um bom sistema de gestão é fundamental para que se possa melhorar o controle do inventário, evitando que faltem mercadorias nos depósitos, lojas e estoques destinados aos negócios online.

Agora que você sabe mais sobre o impacto que a ruptura de estoque pode causar, vale a pena conhecer a revolução da IA na logística: mais eficiência, economia e assertividade.

(Imagem: divulgação)

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