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Cadastre-seEscrito em 17 Abr 2025
A ruptura de estoque é um sério problema para qualquer empresa, pois, além da não venda, ocorre também a frustração e a insatisfação dos clientes.
Certamente você já vivenciou a experiência de chegar em um restaurante, pedir determinado prato apresentado no cardápio e o garçom informar que aquela opção não está sendo servida.
Outra situação é buscar pelo seu produto preferido no supermercado e ele não está disponível na gôndola.
Para fechar o ciclo de decepções, outro problema sério é fechar a compra em um e-commerce e algum tempo depois chegar a informação que o produto adquirido está em falta.
Todas essas situações estão diretamente associadas ao que é conhecido como ruptura de estoque, ou seja, a mercadoria consta no catálogo de vendas, mas não está disponível.
Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
A ruptura de estoque acontece quando a sua empresa diz oferecer determinado produto para o mercado, no entanto, ele não está disponível no momento em que algum cliente deseja adquiri-lo.
De acordo com um estudo realizado pela Octadesk, em parceria com o Opinion Box, os principais problemas relatados pelos consumidores em um processo de compra são:
O último quesito está diretamente associado à falta de produto na empresa, ou seja, ocorre nesse momento uma ruptura de estoque.
A partir dessa situação, muitos problemas são gerados, pois em alguns casos o valor pago terá que ser devolvido ou a tentativa de substituição da mercadoria solicitada poderá ser oferecida, o que não agrada ao cliente que passa por essa experiência negativa.
Você já deve estar se lembrando de casos como os citados até aqui envolvendo a ruptura de estoque.
Os efeitos e consequências dessa situação são grandes, já que o primeiro ponto negativo estabelecido é a má imagem da empresa que se propôs a oferecer o produto desejado.
A insatisfação é grande por parte do cliente, pois fica a impressão de desleixo, descaso e até mesmo irresponsabilidade com o mercado.
Essa insatisfação faz com que os consumidores busquem por outros fornecedores, colocando abaixo os planos voltados à fidelização de mercado, além, é claro, dos custos extras envolvidos, especialmente quando o pedido já foi pago.
A ruptura de estoque pode e deve ser evitada, porque, como vimos, trata-se de uma situação que traz grandes problemas para a operação.
Para isso, torna-se fundamental a adoção das melhores práticas e ferramentas disponíveis.
No entanto, existem situações que fogem completamente do controle das empresas. Por exemplo, os casos vividos durante a pandemia, quando o álcool gel sumiu do mercado, ou em função de produtos sazonais
O fato é que a adoção de soluções tecnológicas contribuem de maneira efetiva para as empresas possam ter em mãos:
Um bom sistema de gestão é fundamental para que se possa melhorar o controle do inventário, evitando que faltem mercadorias nos depósitos, lojas e estoques destinados aos negócios online.
Agora que você sabe mais sobre o impacto que a ruptura de estoque pode causar, vale a pena conhecer a revolução da IA na logística: mais eficiência, economia e assertividade.
(Imagem: divulgação)