Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 21 Mar 2024
A IoT já é realidade na logística, otimizando processos, facilitando a rotina do setor e ajudando a empresa a manter uma vantagem competitiva.
As tecnologias, como a identificação por radiofrequência e também etiquetas inteligentes e rastreáveis, já fazem parte do dia a dia de grandes marcas, como, por exemplo, Zara e Billabong, visando otimizar os processos da cadeia de suprimentos.
Porém, uma publicação no portal da DHL, a principal empresa logística do mundo, aponta que a adoção da Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências logísticas que ajudará empresas de todos os portes e segmentos a se manterem competitivas no mercado.
Ficou interessado no assunto? Neste post, você vai conferir que muito mais que uma tendência, a IoT já é uma realidade no setor logístico.
Continue a leitura e confira!
A IoT, ou Internet das Coisas, ou ainda Internet of Things, trata-se de uma revolução tecnológica que permite conectar objetos físicos, integrados a sensores, softwares e outras ferramentas à rede mundial de computadores, para troca de dados entre eles.
Esses objetos físicos variam entre itens domésticos comuns, como lâmpadas, eletrodomésticos e outros itens que ajudam a compor uma casa inteligente, por exemplo, e são acionados por meio de comandos de voz, smartphone, sensores, etc.
Também pode estar conectada a aparelhos médicos, babás eletrônicas, carros, smartwatches e até dispositivos mais complexos, como calculadoras de tráfego presentes nas cidades inteligentes.
Especialmente na indústria, a Internet das Coisas tem o objetivo de promover a união entre máquinas e equipamentos inteligentes com a análise de dados avançada, reduzindo acidentes e custos, além de permitir tomadas de decisões mais rápidas e fundamentadas.
Na logística, a IoT tem papel essencial no aprimoramento de todos os processos que envolvem a cada fase da cadeia de suprimentos e na gestão.
Quando o assunto é cadeia de suprimentos, a IoT tem várias aplicações e oferece inúmeras vantagens nos serviços logísticos, impactando no gerenciamento, na otimização dos processos, na eficiência operacional e até mesmo promovendo melhores experiências ao consumidor, por meio do uso de tecnologias, como:
Esses e outros dispositivos podem ser aplicados em diferentes etapas da cadeia logística, oferecendo benefícios em cada uma delas, como, por exemplo:
Aplicativos de rastreabilidade na entrega das cargas são um dos exemplos mais comuns de como a IoT é aplicada na logística, permitindo o controle em tempo real da mercadoria enviada e a experiência da entrega.
Graças aos diferentes dispositivos, empresas, fornecedores, clientes e demais pessoas envolvidas nas diferentes etapas da logística de entrega conseguem monitorar em tempo real todo o status da mercadoria.
O resultado é um maior controle e mais segurança para a empresa e melhor experiência do consumidor no processo de entrega
A IoT na logística transforma o seu armazém em um espaço inteligente, mudando também a forma como a gestão administra o seu estoque.
Tecnologias, como as prateleiras inteligentes, dispensam a necessidade do trabalho humano para fazer a contagem manual das mercadorias, sem contar que automaticamente elas detectam quando determinado item está se esgotando.
Outras ferramentas são:
Esses e outros dispositivos permitem que as empresas consigam monitorar seus estoques em tempo real, reduzindo erros, falhas e possibilitando tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.
A IoT possibilita uma gestão mais eficiente e inteligente, permitindo uma visibilidade total e monitoramento em tempo real das mercadorias em todas as fases da cadeia logística, garantindo maior produtividade e mais eficiência em todos os processos.
A IoT também está transformando a logística no que diz respeito à gestão de frotas.
Os sistemas de telemetria, via a Internet das Coisas, por exemplo, permite acompanhar:
Além disso, veículos inteligentes também possuem aplicativos que direcionam o motorista para o melhor percurso, tornando o trajeto mais eficiente, gerando economia de tempo e recursos na entrega.
As tecnologias também ajudam a evitar ou reduzir falhas, ou problemas técnicos, coletando dados sobre o desempenho do veículo. Sem contar o monitoramento da carga e da rota em tempo real.
Agora que você conferiu como a IoT já é uma realidade na logística, que tal continuar a leitura e conhecer 5 tendêncas para o setor em 2024?
(Imagens: divulgação)